sexta-feira, 30 de abril de 2010

O Ritornelo

Há seis anos, comecei a lançar mensalmente um fanzine de poesias intitulado FA-DA-DO, que tinha em conjunto um blog homônimo. O fanzine aconteceu com periodicidade durante um ano e o blog existe até hoje (www.fa-da-do.blogspot.com), apesar de algumas pausas e mudanças ocorridas pelo caminho. Mas a partir de certo momento, comecei a me questionar se o nome FA-DA-DO ainda era condizente com a minha poética. Não era.
Fadado quer dizer predestinado; mas o nome era separado por hífens, o que permitia ver um jogo de dados, o destino ou mesmo uma fada voando. Contudo, essas imagens mentais derivadas da palavra (e a imagem, especialmente a fotográfica, passou a ter um lugar central nesse projeto) não eram exatamente o que eu queria evidenciar na minha graduação artística.

Depois de muito procurar, encontrei um termo no meio de um texto que muito me agradou, tanto pelo seu significado (que vi muito além do autor) quanto pela sua sonoridade, que lembra um animal exótico: O Ritornelo. A poesia, música e filosofia do retorno.

Essa estrofe que repetimos nos faz pensar que a música é nossa e que ela é eterna.

www.oritornelo.blogspot.com

4 comentários:

  1. bom, pela reflexão do que foi e do que será, e pela apresentação, fiquei curiosa para ver o "ritornelo". irei lá. uma, duas, três e já! clic.

    ResponderExcluir
  2. olá
    adorei sei blog
    estou visitando e divulgando o
    meu que é recente.
    siga se gostar...! eu te sigo
    http://cliceli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá. Estive aqui dando uma olhada. muito legal. apareça por la. abraços.

    ResponderExcluir
  4. Seguido leio o teu blog, interessantes teus posts.
    Te escrevo para divulgarmos nosso blog, está em processo de expansão. Se quiser nos acompanhar e dar risadas:www.o-cercadinho.blogspot.com
    Será um prazer ter nos visitando lá.
    O que é O Cercadinho? Segue uma apresentação para te situares.
    Em cada relacionamento afetivo, os envolvidos ficam restritos a um espaço, O Cercadinho, onde acontecem as interações. Em algumas fases, está cheio de "queridas", mas em outros, quase vazio. O Cercadinho é o resultado das conquistas amorosas, onde cada um preenche à sua maneira e gosto. Pode ter o critério de cotas e uma de cada: loira, morena, mulata, ruiva ou japa. O estilo Censo do Ibope, com faixas etárias e tipos variados. Até monogâmico com apenas uma mulher selecionada.Entre no nosso Cercadinho e boa leitura.

    Por Iberê

    ResponderExcluir